INICIO

segunda-feira, 20 de março de 2023

Johnny Nash - I Can See Clearly Now 1982


Birds Of A Feather                                                       
Cream Puff                              
Groovin                                 
Guava Jelly                             
Hold Me Tight                           
I Can See Clearly Now                   
Mellow Mood                             
Reggae On Broadway                      
Rock It Baby (baby We''ve Got A Date)   
Stir It Up                              
There Are More Questions Than           
You Got Soul     

Credits

Johnny Nash - I Can See Clearly Now 1982 (Full Album)

Johnny Nash, nome artístico de John Lester Nash Jr (19 de agosto de 1940, Houston, Texas, EUA) é um cantor de Reggae afro estadunidente. O álbum “I Can See Clearly Now” lançado em 1972 e relançado em 1982 na Holanda, Alemanha e Reino Unido.

Domingo Xaymaca Reggae Educativa FM 104.7, vai rolar uma pedra deste álbum nos clássicos do Reggae...

I Can See Clearly Now é um álbum do cantor americano Johnny Nash, lançado em 1972. O álbum incluiu dois de seus maiores singles de sucesso, a faixa-título e a pedrada "Stir It Up". A pedra "I Can See Clearly Now" alcançou o número um na Billboard Hot 100 em 4 de novembro de 1972.

Nash alcançou grande fama em 1972 com o hit "I Can See Clearly Now", que foi regravado posteriormente pelo jamaicano Jimmy Cliff e é conhecida por diversas gerações.

Nash também foi o primeiro não-jamaicano à gravar a música Reggae em Kingston, Jmaica, e fez sucesso como ator no inicio de sua carreira aparecendo na versão cinematográfica do afro-americano dramaturgo, ator, roteirista e professor americano Louis S. Peterson que escreveu e dirigiu o filme “Take A Giant Step” (Dê Um Passo Gigante), Johnny Nash interpretou o papel de Spencer Scolt. A história é sobre um adolescente preto, Spencer, vivendo em uma comunidade branca. Seu professor branco afirma que os pretos escravizados eram “preguiçosos” para lutar por sua liberdade. Spencer refruta isso, e ele é expulso da escola. Quando seu pai defende o direito do professor, o adolescente é empurrado para a posição dolorosa e difícil. Louis S. Peterson também foi um dos primeiros escritores afro-americanos a ser indicado ao EMMY. Nash ganhou o Prêmio Silver Sail Award por sua atuação a partir do Festival Internacional de Cinema de Locarno.

Em 1965, Johnny Nash e Danny Sims formaram o rôtulo JAD em Nova York. Uma das contratações mais interessantes foram os quatro irmãos de Newport, Rhode Island, com idades entre 9,11,15 e 16 anos, chamado The Cowsills, antes de assinar com a Mercury / Philips com Shelby Singleton, antes do MGM e sua primeira venda de um milhão com o hit single “The Rain, The Park & Other Things”. Os Cowsills entraram em estúdio em Nova Iorque com músicos de estúdio e gravaram uma série de canções como “Either You Do Or You Don’t” e “You Can’t Go Halfway”. Eventualmente The Cowsills iria escrever e gravar sua própria canção, “All I Really Want To Be Is Me”, que se tornou o lançamento do single de estréia do grupo na JAD.

Além da pedrada “I Can See Clearly Now” (Eu Posso Ver Claramente Agora), Nash gravou vários sucessos na Jamaica, onde ele viajou no início de 1968, como sua namorada tinha laços familiares com a TV local e o apresentador de rádio e escritor de romances Neville Willoughby. Nash planejava colocar o som do Rocksteady nos Estados Unidos. Neville Willoughby apresentou-o a um grupo vocal local, os The Wailers com os seus ilustres membros Bob Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh, que apresentou Nash a cena local musical. Johnny Nash assinou com todos os três para uma publicação exclusiva e um contrato de gravação com seu selo JAD e financiou algumas de suas gravações, algumas com Byron Lee And The Dragobaires e algumas com outros músicos locais, tais como Jackie Jackson e Lynn Taitt. Nenhuma das canções de Marley, Bunny e Tosh que ele produziu foram bem sucedidas. Apenas dois singles foram lançados na época: As pedradas “Bend Down Low” (JAD, 1968) e “Reggae On Broadway” (Columbia, 1972), que foi gravada em Londres em 1972 sobre as mesmas sessões de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela RIAA em novembro de 1972.

O álbum “I Can See Clearly Now”, inclui quarto composições originais de Marley publicadas pela JAD: As pedradas “Guava Jelly”, “Comma Comma”, “You Poured Sugar On Me” e a super pedra “Stir It Up”. A pedra “There Are More Questions Than Answers” foi um single retirado do terceiro álbum. Johnny Nash também foi ativo como compositor no romance sueco, o filme “Vill Sá Gãrna Tro” (1971) em que ele retratou Robert. A trilha sonora do filme, o Reggae, em parte instrumental com cordas, foi co-composta por Bob Marle e arranjada por Fred Jordan. A gravadora JAD Records deixou de existir em 1971, mas foi reavivada em 1997 pelo especialista norte-americano de música Roger Steffens, Steffens, Bob Marley e o músico francês produtor Bruno Blum juntos compilaram as músicas para o álbum “Complete Bob Marley & The Wailers de 1967-1972”, uma série de dez álbum para o qual várias das faixas de Marley, Bunny e Tosh produzidas por Nash foram mixadas ou remixdas por Brum para o lançamento.

Os maiores sucessos de Nash foram no inicio do Rocksteady e Reggae com músicas como “Hold Me Tight” (número 5 nas cartas nos EUA e no Reino Unido, a música utilizada mais de um ano nos comerciais da Placar) e a pedrada “Stir It Up”, a última escrita por Bob Marley antes do sucesso internacional de Marley. No Reino Unido, seu maior sucesso foi com a canção “Tears On My Oillow”, que alcançou o número um nos UK Singles Chant em julho de 1975, durante uma semana. Depois de uma versão do sucesso de Sam Cooke “Wonderful World” e “Let’s Go Dancing” em 1979, por muitos anos, ele parecia ter caído fora da vista, com exceção de um ressurgimento breve em meados dos anos de 1980 com o álbum “Here Again” (1986), que foi precedido pelo menor hit no Reino Unido, a pedrada “Rock Me Baby”, no entanto, em maio de 2006, ele estava cantando novamente no Sugarhill Recording Studio e Tierra Studios em sua nativa Houston. Trabalhando com o engenheiro-chefe do Sugarrhill, Andy Bradley eo vencedor do Grammy, Randy Miller, ele começou o trabalho de transfêencia de fitas analógicas de suas canções a partir dos anos de 1970 e 1980 para o formato digital Pro Tools. Nash cantou o tema de abertura do desenho animado “The Mighty Hercules” (O Poderoso Hércules), uma série de televisão de animação canadense e americana baseada vagamente no personagem mitológico grego de Heracles, sob o nome romano de Hércules. O desenho estreou na televisão em 1963. O programa durou até 1966, coincidindo com o gênero de filmes populares entre 1958 e 1965.                       


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julian Marley - As I Am (CD 2019)

Are You The One Hey Jack Broken Sail Chalice Load Cooling In Jamaica Baby Lotion Too Hot To Dance (feat. Shaggy) Magic of Love (Compassion) ...